A diversidade e multiplicidade de vivências em torno das áreas da igualdade de género, orientações sexuais, identidades e expressões de género e características sexuais, apresenta novos desafios às pessoas, à comunidade, bem como às estruturas locais.
Importa atender aos processos de exclusão social e às múltiplas discriminações que as populações vivenciam e que, em associação estreita com a falta de recursos económicos, educacionais e sociais, inibem oportunidades de exposição a experiências positivas de sensibilização e conscientização.
Pretende-se, assim, criar um serviço de proximidade que concentre respostas múltiplas de encaminhamento e que possa funcionar como uma primeira linha de esclarecimento e problematização dos processos de exclusão social e de múltiplas discriminações vivenciados em contextos pessoais, familiares e/ou comunitários.
A mutilação genital feminina (MGF) é definida pela Organização Mundial de Saúde como forma de violência de género e uma violação dos direitos humanos, em particular das mulheres, e inclui todos os procedimentos que implicam a remoção parcial ou total da genitália feminina externa, ou outras lesões aos órgãos genitais femininos por razões não médicas.
O Protege+ procura desenvolver um trabalho preventivo associado a uma sensibilização para os factores de risco da MGF, com foco na formação, preparação e sensibilização sobre a temática e partindo de uma perspectiva sensível ao género e à cultura.
gentopia - Associação para a Diversidade e Igualdade de Género
gentopia.adig@gmail.com